OS SUPLEMENTOS DE COLÁGENO PODEM SER TOMADOS EM DUAS FORMAS DIFERENTES, NA FORMA DE COLÁGENO TIPO 1 E COLÁGENO TIPO 2. AMBOS OS TIPOS TÊM DIFERENTES FORMAS E DOSES DE SER TOMADOS E DIFERENTES FINALIDADES, SENDO, POR ISSO, CONSIDERADOS SUPLEMENTOS DIFERENTES.
PARA QUE SERVE O COLÁGENO TIPO 2
O COLÁGENO TIPO 2, OU COLÁGENO NÃO DESNATURADO, É O COMPONENTE MAIORITÁRIO PRESENTE NA CARTILAGENS. É FABRICADO A PARTIR DE UM PROCESSO NÃO ENZIMÁTICO, EM TEMPERATURAS MAIS BAIXAS DE FORMA A NÃO HIDROLISAR A MOLÉCULA, GARANTINDO-SE ASSIM A INTEGRIDADE DA PROTEÍNA, AO CONTRÁRIO DO QUE ACONTECE NO COLÁGENO TIPO 1.
ESTE TIPO DE COLÁGENO É INDICADO QUANDO EM DOENÇAS COMO:
OSTEOARTRITE DE ORIGEM AUTOIMUNE;
ARTRITE REUMATOIDE.
NESTAS DOENÇAS, O PRÓPRIO ORGANISMO RECONHECE O COLÁGENO QUE ESTÁ NAS ARTICULAÇÕES COMO UMA PROTEÍNA ESTRANHA E PRODUZ ENZIMAS QUE DESTROEM A CARTILAGEM, E COMO CONSEQUÊNCIA, SURGEM OS SINTOMAS DESTAS DOENÇAS. SAIBA MAIS SOBRE COMO IDENTIFICAR ESTAS DOENÇAS.
ASSIM, UMA DAS FORMA DE AJUDAR O CORPO A REPÔR O COLÁGENO PERDIDO NAS CARTILAGENS E ALIVIAR OS SINTOMAS, É O USO DE COLÁGENO TIPO 2, QUE EVITA A DESTRUIÇÃO DAS CARTILAGENS PELO SISTEMA IMUNE, REDUZINDO A INFLAMAÇÃO EM CASOS DE OSTEOARTRITE E REUMATISMO E MELHORANDO A SAÚDE DAS ARTICULAÇÕES.